Descrição
As peças teatrais reunidas aqui foram represen- tadas com grande sucesso de público em diversas cida- des brasileiras nos últimos anos. Outra característica comum a todos esses textos: foram escritos por negros, encenados por atores e diretores quase sempre negros e assistidos por plateias compostas em grande parte por negros.
Ao procurar os criadores da Festa Literária das Periferias (Flup) para propor a organização de uma coletânea de dramaturgia das favelas, a Funarte recebeu de volta a proposta desta antolo- gia, com foco sobre o negro. O principal argumento é que, mais ainda que o favelado, o negro tem sido historicamente alijado dos processos de legitimação cultural no país.
A publicação desta antologia é, portanto, uma celebração da conquista desses artistas que finalmente ocuparam seus lugares nos palcos bra- sileiros, apesar de todas as barreiras impostas pela cor da pele. É também uma saudação aos novos consumidores de cultura que ocuparam seus assentos nas plateias de todo o país — que sejam bem-vindos e que voltem sempre.
Acima de tudo, este livro é um convite a pes- soas de todas as cores para a leitura instigante de uma rica e variada porção de nossa produção dra- matúrgica contemporânea, cujo teor, a partir de agora, é parte indissociável da herança cultural de nosso país.