-
Frontiers between reality, fiction and representation: the multiple personalities of Cowboy.||Fronteiras entre realidade, ficção e representação: as múltiplas personalidades de Cowboy
- Voltar
Metadados
Descrição
The documentary Cowboy is a film that acts directly on the senses of the viewer. From the representations of its actor and its multiple characters, the film impacts and confuses, carefully crossing the border between reality and fiction. Understanding the film's creative process, as well as the structure of its cinematographic proposal, is imperative to understand its critique of social relations. Therefore, the present study seeks to make an analysis on the documentary cinematography of the film, raising relevant questions about its narrative proposal. From a realistic contemporary aesthetic, we seek to analyze the differentiation between what can be described as real or how fictional within history. Likewise, from the personalities reported by Cowboy, we use Goffman's studies of the representation of the individual in society to seek explanations on how this type of act affects us and how it changes our perception of the definition of reality in our own daily.||O documentário Cowboy é um filme que age diretamente sobre os sentidos do espectador. A partir das representações de seu ator e de seus múltiplos personagens, o filme impacta e confunde, transpondo cuidadosamente a fronteira entre a realidade e a ficção. Entender o processo criativo do filme, bem como a estrutura da sua proposta cinematográfica, é imprescindível para compreender sua crítica às relações sociais. Por isso, O presente estudo busca fazer uma análise sobre a cinematografia documental do filme, levantando questões relevantes sobre sua proposta narrativa. A partir de uma estética realista contemporânea, buscamos analisar a diferenciação entre o que pode ser descrito como real ou como ficcional dentro da história. Da mesma forma, a partir das personalidades relatadas por Cowboy, usamos os estudos de Goffman a respeito da representação do indivíduo na sociedade para buscarmos explicações sobre como nos afeta esse tipo de encenação e como isso altera nossa percepção sobre a definição de realidade no nosso próprio cotidiano.
ISSN
1982-5935
Periódico
Autor
Cardoso, José Arlei
Data
26 de setembro de 2017
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Travessias; v. 11, n. 2 (2017); 152-165 | Travessias; v. 11, n. 2 (2017); 152-165 | Travessias; v. 11, n. 2 (2017); 152-165 | 1982-5935
Assuntos
Documentary; representation; reality; fiction. | estudos de cinema; estudos antropológicos; | Documentário; representação; realidade; ficção.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion