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The cinematographic language and the poetic expression in the movie Detachment||A linguagem cinematográfica e a expressão poética no filme Detachment – O substituto
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Metadados
Descrição
This study presents an analysis of movie Detachment (2012) from the understanding of the effects of the senses promoted by the cinematographic language, which contains elements from the "cinema of poetry", coined by the Italian filmmaker Pier Paolo Pasolini, and which provides for the use of the "subjective indirect free" camera as its main feature. The subject of teaching is recurrent in cinema, but unlike other films, Detachment breaks with the romanticized perspective of the figure of the teacher. In this way, the dramatic intensity of the narrative is associated with the choices of plans and camera movements, construction of space and, above all, time, specific aspects to the seventh art. In this work, the existential conflicts of a teacher indifferent to social bonds and to the profession make the personal drama responsible for the high emotive density of narrative. Based on the analysis of some cinematographic elements, this study sought to analyze how poetry is present in this work and how it contributed to ramify the construction of the senses and present a new form of interpretation to the viewer.||O presente artigo apresenta uma análise do filme O substituto (2011) a partir da compreensão dos efeitos de sentidos promovidos pela linguagem cinematográfica da referida obra, esta que contém elementos oriundos do “cinema de poesia”, termo cunhado pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, e que prevê o uso da câmera “subjetiva indireta livre” como sua principal característica. O tema da docência é recorrente no cinema, mas diferentes de outros filmes, O Substituto rompe com a perspectiva romantizada da figura do professor. Dessa forma, a intensidade dramática da narrativa mostra-se associada às escolhas de planos e movimentos de câmera, construção do espaço e, sobretudo, tempo, aspectos caros à sétima arte. Nesta narrativa, os conflitos existenciais de um professor indiferente aos laços sociais e até à sua profissão tornam o drama pessoal responsável por sua desconexão com a dimensão profissional. Com base na análise de alguns elementos cinematográficos, este estudo procurou analisar como a poesia está presente nesta obra e como ela contribuiu para ramificar a construção dos sentidos e apresentar uma nova forma de interpretação ao espectador.
ISSN
1982-5935
Periódico
Autor
Pedrolo, Fabiana Maceno Domingos
Data
26 de setembro de 2017
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Travessias; v. 11, n. 2 (2017); 233-247 | Travessias; v. 11, n. 2 (2017); 233-247 | Travessias; v. 11, n. 2 (2017); 233-247 | 1982-5935
Assuntos
Cinema; Detachment; Poetry. | Letras | Cinema; O Substituto; Poesia.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion