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Reading and production of children’s literature book: from analog to digital||Leitura e produção do livro de literatura infantil: do analógico ao digital
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Metadados
Descrição
The Digital Information and Communication Technologies (DICTs) not only enable the exploration of new ways of producing knowledge and of using language, but also produce changes in the ways of reading and writing. In this scenario, the printed book, which for some time has remained the main support of verbal, visual and verbal-visual texts, faces the competition of digital formats that favor the incorporation of multiple semiosis. Considering this context, this article aims to discuss how technological advances have affected the modes of textual production and reading of children’s books. The theoretical framework is based on the studies of technology (CUPANI, 2004; BAUMGARTEN, 2006; LEMOS, 2015), language (MARCUSCHI, XAVIER, 2005; HJELMSLEV, 2006), of the book (CHARTIER, 1998; FLUSSER, 2010; ECO; CARRIÈRE, 2010), children’s literature books (LINS, 2004; HUNT, 2010; AL-YAQOUT; NIKOLAJEVA, 2015), multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; ROJO, 2012), among others. The reflections reveal that the difference between analog and digital books is not only in the media and in the format, but also in the interactions, in the reading practices raised, and the potentialities of the semiosis used in the meaning production. The analysis shows that children’s literary books, in a digital environment, trigger different ways of reading and raise the need for greater interactivity on the part of the reader.||As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) não só possibilitam a exploração de novas formas de produzir conhecimento e de utilizar a linguagem, como também produzem mudanças nas formas de ler e escrever. Nesse cenário, verifica-se que o livro impresso, que por tempos se manteve como o principal suporte dos textos verbais, visuais e verbo-visuais, enfrenta a concorrência de formatos digitais que favorecem a incorporação de múltiplas semioses. Considerando esse contexto, este artigo tem como objetivo discutir como os avanços tecnológicos têm afetado os modos de produção e de leitura textual do livro de literatura infantil. O arcabouço teórico se apoia nos estudos de tecnologia (CUPANI, 2004; BAUMGARTEN, 2006; LEMOS, 2015), da linguagem (MARCUSCHI, XAVIER, 2005; HJELMSLEV, 2006), do livro (CHARTIER, 1998; FLUSSER, 2010; ECO; CARRIÈRE, 2010), do livro de literatura infantil (LINS, 2004; HUNT, 2010; AL-YAQOUT; NIKOLAJEVA, 2015), dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; ROJO, 2012), entre outros. As reflexões realizadas desvelam que a diferença entre os livros analógicos e digitais não está apenas no suporte e no formato, mas também nas interações estabelecidas, nas práticas de leitura suscitadas, e nas potencialidades das semioses empregadas no percurso de produção de sentido. A análise empreendida evidencia que os livros literários infantis, em ambiente digital, acionam modos diferenciados de ler e sobrelevam a necessidade de maior interatividade por parte do leitor.
ISSN
1982-5935
Periódico
Autor
Machado, Paulo Henrique | Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Data
7 de dezembro de 2017
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Travessias; v. 11, n. 3 (2017); 158-177 | Travessias; v. 11, n. 3 (2017); 158-177 | Travessias; v. 11, n. 3 (2017); 158-177 | 1982-5935
Assuntos
Technology; Multiliteracies; Children’s literature; Digital books. | Linguagem e Tecnologia; Literatura e intermídias; Literatura infantil | Tecnologia; Multiletramentos; Literatura infantil; Livros digitais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion