Descrição
O texto apresenta uma análise geral do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Gpap) desde julho de 2012. Inicialmente, fazem-se reflexões sobre a formação do pedagogo. Em seguida, há uma descrição da construção da pesquisa a partir dos recortes feitos em um cenário extremamente amplo, constituído de 99 instituições de ensino superior (IES) públicas municipais, estaduais ou federais no território nacional, e analisam-se os cursos de Pedagogia das IES pesquisadas e o componente curricular de Arte. Desse universo, foram validados 56 formulários que contemplavam todas as informações tomadas como relevantes para que pudéssemos compreender e analisar a presença da Arte nos cursos de Pedagogia. Na segunda seção do texto, apresenta-se uma reflexão em torno da Arte no curso de Pedagogia entre o ensino de um saber especifico ou de uma dimensão estética para a formação de novos docentes. Essa análise faz parte de um trabalho de maior abrangência sobre a arte na formação do pedagogo que traça paralelos entre os nomes dados ao componente curricular de Arte nos cursos de Pedagogia, as referências contidas nas ementas, a etapa do curso em que o componente é ofertado e sua carga horária, considerando nossas inquietações sobre o conhecimento artístico e suas possibilidades na educação para além dos limites da relação proposta de ensino de arte.