Descrição
Resumo O presente artigo apresenta resultados da investigação desenvolvida em nível de doutorado, entre 2013 e 2016, a qual teve como objetivo central analisar e interpretar aspectos da nossa vida e formação como arte/educadora, por meio da autobiografia, para uma história da disciplina Arte no Brasil. Tal formulação foi decorrente das assertivas de que o tempo de nossas vidas é constituído pelo passar do que nos passa, por nossas experiências. No entanto, uma vez interpretadas, tais experiências individuais pressupõem, também, uma articulação espaço-temporal, uma vez que são constituídas por e constituem experiências coletivas. Nesse sentido, nossa hipótese, comprovada e defendida por meio de nossa tese, foi a de que a compreensão do próprio processo de vida e formação como educanda e educadora de Arte constitui-se em fonte para futuras pesquisas sobre a história do Ensino de Arte no Brasil e, portanto, para o campo da história das disciplinas escolares. Neste artigo, apresentamos aspectos da autobiografia de uma arte/educadora que aprendeu a profissão a partir de seus próprios dilemas e questionamentos sobre a formação docente e suas práticas, trazendo Barbosa (2012) com sua perspectiva conceitual para alicerçar a sua prática, denominada Abordagem Triangular. Nesse sentido, buscamos contribuir para uma pauta de discussões sobre a história e o Ensino de Arte no Brasil.