-
Juventudes e interpenetração de espaços formativos
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto aborda as potencialidades da formação de uma nova cultura política, nos jovens em situação de vulnerabilidade social, a partir da interpenetração dos espaços formativos, tendo como foco as ações educativas de duas Organizações não governamentais (ONGs) cariocas. A organização do texto foi estruturada da seguinte maneira: inicialmente, é tratada a interpenetração dos espaços educativos que o crescimento da educação não formal e a complexidade da nossa sociedade suscitam. A seguir, são tecidas algumas reflexões sobre o conceito de juventudes e as dificuldades dos jovens na educação formal, posteriormente é mencionado os objetivos dos espaços não formais de ensino investigados com seus respectivos projetos educacionais: Bola para Frente e Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH) e por fim dialogamos com as entrevistas realizadas sobre as seguintes temáticas: cultura juvenil, os pontos fracos da escola, a relação entre a ONG, a escola e a relação entre o jovem e o trabalho. Os resultados da pesquisa revelaram que a educação formal poderia ser mais atuante no incentivo a continuidade dos estudos pelos jovens com os quais a frequentam e que o uso dos recursos tecnológicos digitais deveriam ser um elemento aglutinador de aproximação entre a cultura dos adultos e a cultura juvenil. Por outro lado as ONGs investigadas incentivam a permanência dos jovens na educação formal, dialogam com os conteúdos trabalhados nas escolas e vislumbram a possibilidade de transformação social dos envolvidos nas suas ações educativas.
ISSN
2172-5672
Periódico
Autor
Gonzalez, Wania Regina Coutinho
Data
30 de agosto de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista Trama Interdisciplinar
Fonte
Revista Trama Interdisciplinar; v. 9 n. 2 (2018): COMPLEXIDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO | 2177-5672
Assuntos
Educação não formal | Organizações não governamentais | Cultura política Juventudes | Escola
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion