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Gestão de marca: a qualidade percebida nas embalagens dos produtos
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Metadados
Descrição
Este artigo trata mais especificamente dos aspectos perceptuais e informativos das embalagens. Mas, também, assinala sua funcionalidade, como parte do processo de identificação da marca e de percepção da qualidade. Para a gestão da marca, a coerência dos valores e a qualidade em geral devem ser predominantemente percebidas em todos os processos, produtos ou outras manifestações relacionadas à marca. Qualidade é um atributo necessário para a consolidação positiva da imagem da marca na mente do público consumidor, sendo decisiva na conquista da brand equity e do bonus price. Como ponto de contato da marca com o público, a embalagem dos produtos é, também, suporte para aplicação da mensagem gráfica da marca e de outras informações pertinentes. Porém, de acordo com seus valores e posicionamento, a comunicação da qualidade da marca ocorre, ainda, através de seus elementos estruturais e materiais. Os aspectos sensoriais do material usado, o volume, o formato e a usabilidade da embalagem participam do processo de identificação da marca e expressam qualidade. Além do potencial estético‐simbólico dos materiais e do uso imediato das embalagens, o seu devir no contexto sócio‐ambiental também assume valor simbólico. Pois, há uma parcela do público que se preocupa com processos sustentáveis de produção, reutilização e descarte de produtos e embalagens. Portanto, como aspectos estratégicos no contexto da gestão da marca, o projeto, a produção, a distribuição, a apresentação e o descarte das embalagens, compõem um percurso de qualificação da marca e do produto que essa representa. Neste texto, são apresentados e discutidos exemplos nos quais a visualidade das embalagens, tradicionalmente, foi destacada como diferencial competitivo.
ISSN
2238-2542
Periódico
Autor
Machado, Amanda Pires | Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes | Sousa, Richard Perassi Luiz de
Data
31 de março de 2014
Formato
Idioma
Editor
Fonte
e-Revista LOGO; v. 2, n. 1 (2011); 51 - 61 | 2238-2542
Assuntos
Arquitetura e Urbanismo; Interdisciplinar; Comunicação Visual; Desenho Industrial. | Brand Equity; Qualificação; Sensorialidade; Percepção; Embalagem.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares