FUNARTE Digital
Início > Coleções > Periódicos >  Luxo, poder e consumo
  • Luxo, poder e consumo

  • Voltar

Metadados

Compartilhar

Compartilhar isto no Facebook Compartilhar isto no Twitter

Descrição

Este artigo considera o conceito de luxo, primeiramente, com base na atração exercida pelos materiais e objetos raros e sedutores que, por suas características, tornaram-se objetos de valor e símbolos de distinção e poder. Desse modo, o luxo foi consolidado como entidade simbólica, fonte de status e poder, que é expresso por materiais, objetos, seres e lugares considerados luxuosos, porque são atraentes e caros. A partir de suas expressões materiais, o conceito de luxo ganhou autonomia, podendo agora ser atribuído a entidades ou marcas e a objetos ou produtos, que são considerados e consumidos como luxuosos e caros, mesmo que não sejam aparentemente distintos ou atraentes. A reflexão apresentada foi concebida em diálogo com as idéias de Ernst Fischer, Jean Baudrillard, Gilles Lipotsky e Elyet Roux.

ISSN

2238-2542

Periódico

E-REVISTA LOGO

Autor

Perassi, Richard Luiz de Sousa

Data

28 de março de 2014

Formato

application/pdf

Identificador

http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/2817

Idioma

por

Editor

e-Revista LOGO

Relação

http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/2817/3330

Fonte

e-Revista LOGO; v. 1, n. 1 (2010); 1 - 7 | 2238-2542

Assuntos

Arquitetura e Urbanismo; Comunicação Visual. | Marcas e Produtos; Valor Simbólico; Cultura de Consumo.

Tipo

info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares

Continue navegando

 Design Thinking as a social tool to redefine aging: the third age as an agent of social transformation
A Hermenêutica de profundidade e o design gráfico para a persuasão 
  Voltar para a página de itens

FUNARTE Digital