FUNARTE Digital
Início > Coleções > Periódicos >  A Hermenêutica de profundidade e o design gráfico para a persuasão
  • A Hermenêutica de profundidade e o design gráfico para a persuasão

  • Voltar

Metadados

Compartilhar

Compartilhar isto no Facebook Compartilhar isto no Twitter

Descrição

O poder da mídia em uma sociedade tem sido estudado e discutido em várias áreas do saber. A interpretação dos produtos de Design Gráfico pelos usuários pode ser uma questão em que a hermenêutica e a psicanálise podem contribuir já que a primeira é a ciência da interpretação e a segunda refere‐se à ciência que estuda o comportamento e processos mentais. Este artigo apresenta a metodologia Hermenêutica de Profundidade e sua utilização na interpretação do design de peças gráficas de persuasão. Realizou‐se um levantamento de dados, em referências bibliográficas, de algumas formas simbólicas e propagandas de guerra, demonstrando o Design Gráfico a serviço do controle e da influência. A utilização de imagens de figuras humanas, por vezes, personalidades conhecidas pelo público foco de determinada campanha tem a função de convencer, impor uma ação ou por muitas vezes quebrar paradigmas ao mudar um pensamento.

ISSN

2238-2542

Periódico

E-REVISTA LOGO

Autor

Cavalcante, Ana Luisa Boavista Lustosa | Braglia, Israel de Alcântara | Barros, Vanessa Tavares de Oliveira | Fialho, Francisco Antonio Pereira | Remor, Carlos Augusto Monguilhott

Data

31 de março de 2014

Formato

application/pdf

Identificador

http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/2838

Idioma

por

Editor

e-Revista LOGO

Relação

http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/2838/3366

Fonte

e-Revista LOGO; v. 2, n. 1 (2011); 1 - 13 | 2238-2542

Assuntos

Arquitetura e Urbanismo; Interdisciplinar; Comunicação Visual; Desenho Industrial. | Design gráfico; Persuasão; Hermenêutica de Profundidade.

Tipo

info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares

Continue navegando

 O Branding Em Tempos De Cross- media: Um Olhar Do Design Gráico
A força das imagens na campanha civilista: representações em fotografias e caricaturas 
  Voltar para a página de itens

FUNARTE Digital