-
Contribuições da retórica para pensar a ação pedagógica
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo situa inicialmente a chamada crise da modernidade ou crise da razão, para, a partir daí, discutir o papel do professor e da escola no mundo de hoje. Por modernidade compreende-se o momento histórico-filosófico que marcou o advento de um homem voltado para a construção de métodos investigativos que lhe permitissem chegar a conclusões seguras sobre a natureza do universo e a respostas certas para as questões da vida prática, o que naturalmente repercutiu nos processos educativos. Em seguida, são feitas considerações sobre a gênese da escola moderna, buscando-se dimensionar seus principais objetivos e conflitos com base nas concepções de dois pensadores: Comênio e Herbart. A despeito das diferenças filosóficas e metodológicas que os separam, esses autores têm como pano de fundo comum a crença de que a escola que forma bem o aluno de hoje terá formado o homem de bem do amanhã. As duas concepções pedagógicas baseiam-se na analogia “o aluno está para a escola assim como o homem está para a sociedade”. Por fim, com base na análise retórica, desenvolvida a partir das contribuições de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1997, 2000) e de Meyer (1993, 1998, 2002), essas concepções são problematizadas visando a auxiliar os educadores a repensar os fins da ação pedagógica e da escola como agente de transformação social.Palavras-Chave: modernidade – racionalidade – ação pedagógica - retórica Contributions from Rhetoric to Action Pedagogical ThinkingAbstractThis article focuses primarily what is called modernity crisis or crisis of reason and then discusses the role of teacher and school in the world today. By modernity we understand the historical and philosophical moment that marked the advent of a man facing the construction of investigative methods that would enable him to draw strong conclusions about the nature of the universe and the answer to certain questions of practical life, which of course reflected in the educational processes. Then we discuss the genesis of the modern school, seeking to scale its main objectives and conflicts based on the concepts of Comenius and Herbart. Despite the methodological and philosophical differences that separate them, these authors have the background to common belief that the school how well form the student of today will have formed the good man of tomorrow. The two pedagogical concepts are based on the analogy "the student to school is just as man is in society." Finally, based on rhetorical analysis, developed from the contributions of Perelman and Olbrechts-Tyteca (1997, 2000) and Meyer (1993, 1998, 2002) these views are problematized in order to assist educators to rethink the purposes of pedagogical action and the school as an agent of social transformation.Key-words: modernity – rationality – pedagogical action - rhetoric
ISSN
2238-1279
Autor
Renato José de Oliveira; UFRJ
Data
6 de dezembro de 2011
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 8, No 17 (2011)
Tipo
Avaliado por Pares