-
POSIÇÃO DOCENTES EM FRENTE À DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL: EM LAÇOS CONSTRUÍDOS PEDAGÓGICOS EM TORNO MECÂNICO DA “FALTA” CULTURAL E AFETIVA||Posiciones docentes frente a la desigualdad social y educativa: sobre vínculos pedagógicos construidos en torno de la “carencia” cultural y afectiva
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste artigo nós pretendemos dar conta dos resultados de um levou a cabo investigação, no contexto de um projeto de doutorado, em três escolas do município de Buenos Aires, Argentina, com o objetivo de se aproximar à construção de posições educacionais em frente a situações de reunião social e desigualdade educacional. Para isto, nós analisaremos a circulação de sensos e das falas que regulam e eles organizam o trabalho de ensinar, e que ele/ela especificamente recorre aos modos múltiplos naquele .en que marca - os companheiros pedagógicos assumem, eles vivem e eles pensam a tarefa deles/delas e os problemas, desafios e utopias que pensam sobre em torno mecânico dela. A fundo, a partir de um trabalho de campo consistente em observações e entrevistas nós tentaremos nos aproximar de uma série de iniciativas projetadas e implementaremos para coletivo educacional dessas três instituições, analisando o modo nisso, na marca de resoluções diversas em frente a situações de reunião social e desigualdade educacional, eles são configurados||En este artículo nos proponemos dar cuenta de los resultados de una investigación realizada, en el contexto de un proyecto de doctorado, en tres escuelas de la provincia de Buenos Aires, Argentina, con el objetivo de aproximarnos a la construcción de posiciones docentes frente a situaciones de desigualdad social y educativa. Para ello, analizaremos la circulación de sentidos y de los discursos que regulan y organizan el trabajo de enseñar, y que se refiere específicamente a los múltiples modos en que –en ese marco- los sujetos enseñantes asumen, viven y piensan su tarea, y los problemas, desafíos y utopías que se plantean en torno de ella. A partir de un trabajo de campo consistente en observaciones y entrevistas en profundidad, procuraremos abordar de una serie de iniciativas diseñadas e implementadas por colectivos docentes de esas tres instituciones, analizando el modo en que, en el marco de diversas resoluciones frente a situaciones de desigualdad social y educativa, se configuran vínculos pedagógicos en torno de nociones relativas a la “carencia” de los alumnos.
Palabras clave: Posición docente. Trabajo de enseñar. Desigualdad social y educativa.
Teachers´ positions against social and educational inequality: about pedagogical relationships built around cultural and affective ´lack`.
Abstract
In this article we intend to account for the results of a doctoral research in three Buenos Aires´ schools, in Argentina, with the aim of approaching to the construction of teaching positions against social and educational inequality. We will analyse the circulation of senses and discourses that regulate and organize the teaching work, and that specifically refers to the multiple ways in which teachers assume, live and think about their task, and the problems, challenges and utopias that they bring up around it. As from a field work that consisted in observations and deep interviews, we will try to deal with the initiatives that were designed and implemented by teachers that belong to those institutions, analyzing the way in which, in the frame of different resolutions against social and educational inequality, pedagogical links are configured around notions related to what students´ “lack”.
Key words: Teaching position. Teaching work. Social and educational inequality.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CONICET
Autor
Alejandro Vassiliades; IdIHCS (CONICET-UNLP) - UBA
Data
30 de maio de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 20 (2013)
Tipo
Avaliado por Pares