-
A ORIENTAÇÃO ESTÉTICA DOS DESENHOS ANIMADOS: OS SUPER-HERÓIS EM AÇÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
Partindo do ponto que o homem é considerado um ser simbólico e influenciado diretamente pelos aspectos biológicos, sociais e culturais, o seu imaginário é assaz estimulado por objetos e ações que estão em seu entorno, principalmente quando se é criança e o que está em voga é uma infância acompanha da TV e de suas brincadeiras. Este estudo objetivou conhecer a dinâmica brincante entre alguns super-heróis de desenhos animados (Power Rangers, Ben 10, Homem-Aranha e Homem de Ferro) e a orientação estética desta conexão, a partir das construções teóricas de Benjamin, Brougère, Château e Jones. Desta maneira, algumas indagações foram possíveis: como o processo de identificação com o desenho animado age para irrigar a imaginação das crianças? Como essa agressividade habita suas brincadeiras? Foram realizadas entrevistas com crianças de cinco anos de idade da Educação Infantil de uma Escola Municipal de Cuiabá/MT. O texto apresentou a importância de se ter uma percepção sensível sobre a relação que a criança faz com seus heróis midiáticos, sugerindo a escolha da brincadeira, a preferência do personagem e os comportamentos lúdico-agressivos presentes nesta faixa etária. Isso possibilitou-nos uma experiência estética, de mostrar a linguagem lúdica da criança, ao interpretar à sua maneira o conteúdo dos desenhos animados.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
Raquel Firmino Magalhães Barbosa; Universidade de Cuiabá | Cleomar Ferreira Gomes; Universidade Federal de Mato Grosso
Data
21 de dezembro de 2013
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 21 (2013)
Tipo
Avaliado por Pares