-
PESQUISA COLABORATIVA E AUTOCONFRONTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo deste artigo foi revisitar pesquisas que articularam aspectos teórico-metodológicos da Clínica da Atividade de Yves Clot, em particular da autoconfrontação simples e da Pesquisa Colaborativa, no sentido de (re)pensar e transformar a atividade docente em contextos educativos com a presença de um aluno com deficiência. Para isto, utilizamos dados de duas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, com o intuito de ilustrar experiências bem-sucedidas a utilização da pesquisa colaborativa e da autoconfrontação como instrumentos da formação docente para a inclusão. Como resultados pudemos refletir que a ACS e a colaboração foram estratégias metodológicas que viabilizaram a efetiva participação dos professores, nas duas pesquisas, em seu processo de formação. Também identificamos que foi possível que os professores discutissem temas e situações que eram de fato seus anseios e buscassem soluções que fossem adequadas e viáveis para a sua realidade. Por fim, acreditamos que a utilização da autoconfrontação associada a uma abordagem de pesquisa colaborativa pode proporcionar um processo de autoanálise, e possivelmente uma busca por mais formação docente. Entretanto, não foi possível inferir sobre a mudança de concepção e quebra de paradigmas de toda a categoria docente a respeito da inclusão, uma vez que isso depende de vários fatores e não só da postura de um profissional isoladamente.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
Neiza Fumes; UFAL | Soraya Dayanna Guimarães Santos; Universidade Federal de Alagoas | Alessandra Bonourandi Dounis; Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
Data
21 de dezembro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 22 (2013); 79-107
Tipo
Avaliado por Pares