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TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADES: IMPLICAÇÕES NO SUCESSO ESCOLAR
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Metadados
Descrição
TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADES: IMPLICAÇÕES
NO SUCESSO ESCOLAR
Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
Universidade Federal de Alagoas –UFAL
Maria Amélia da Costa Lopes
Universidade do Porto-FPCEUP
RESUMO
Este artigo faz uma reflexão sobre o sucesso educativo de duas turmas de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em Escolas Públicas de Portugal, localizadas na Região Norte, nos Distritos de Porto e Braga, vendo uma possível relação entre esse sucesso com as identidades profissionais das professoras das turmas. Para tanto, realizamos observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos as reflexões com base em autores que discutem a formação das identidades docentes em interface com as novas demandas educacionais, dentre os quais citamos: Kleiman (1998); Lopes (1993, 2002, 2007a e b, 2012); Lopes & Pereira (2008); Placco et al. (2012), entre outros. Justificamos a realização de estudos dessa natureza tendo em vista as exigências do contexto atual, caracterizado como de instabilidade social intensa, no qual as reformas educacionais têm sido o fator mais importante, na medida em que solicita uma verdadeira reestruturação no trabalho docente e, por conseguinte, afeta as identidades dos profissionais da educação. Para tentarmos entender a relação entre esse sucesso e as identidades das docentes, buscamos respostas para as seguintes indagações: é possível estabelecer uma relação entre o sucesso educativo dos alunos das duas turmas e as identidades das docentes? Como ocorreu a trajetória profissional dessas professoras? Quais as expectativas dessas docentes com relação ao sucesso escolar de seus alunos? Os resultados apontam que o sucesso educativo dos alunos se relaciona com vários aspectos das identidades das docentes, dentre os quais a visão otimista da educação, a perspectiva de sucesso dos alunos, as trajetórias marcadas por experiências exitosas em vários contextos educacionais, o exercício de função. Para além disso, existe um conjunto de variáveis educacionais que são respondidas de forma adequada pela escola, pelas famílias, pelo desenvolvimento de programas e projetos e sobretudo pela formação e compromisso profissional das professoras.
Palavras-Chave: Trabalho Docente; Identidade Docente; Sucesso Escolar
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ISSN
2238-1279
Colaboradores
Capes
Autor
Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante; Universidade Federal de Alagoas | Maria Amélia da Costa Lopes; Universidade do Porto-FPCEUP
Data
21 de dezembro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 22 (2013); 4-23
Tipo
Avaliado por Pares