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ENUNCIADOS DE LIBERDADE: COLOCANDO EM SUSPENSO AS METANARRATIVAS HUMANISTAS DE AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO
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Metadados
Descrição
O presente artigo integra uma dissertação que tem como proposta de pesquisa analisar alguns enunciados de humanismo, poder e liberdade que produzem o campo da Educação em Ciências e da Pedagogia, na perspectiva freireana. O objetivo pretendido refere-se a problematização de alguns discursos educacionais recorrentes na atualidade, especialmente os narrados pela Pedagogia Humanista Libertadora de Paulo Freire, nas seguintes obras: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. A escolha do corpus discursivo situa-se no entendimento de que Paulo Freire é um autor muito potente no campo da Educação, sendo referência básica nos Planos de Ensino e nos Currículos dos cursos que formam professores na área da Educação em Ciências. Este artigo debruça-se a analisar o conceito de liberdade em Paulo Freire. Pensa-se numa liberdade provisória que só se torna possível enquanto movimento de pequenas revoltas diárias, movimento de resistências, uma liberdade em exercício. Opera-se, principalmente, com o referencial teórico de Michel Foucault na tentativa de lançar outras possibilidades para entender as relações de poder e os atravessamentos que vão produzindo e constituindo a educação. Olha-se para a Pedagogia como um campo de saber que produz algumas verdades, produzindo uma forma de fazer e pensar a educação. O caminho metodológico da pesquisa opera com algumas ferramentas foucaultianas das diferentes fases arqueológica, genealógica e ética para fazer análise do discurso, visualizando as ferramentas de enunciado, poder e liberdade. Com estas ferramentas coloca-se em suspenso as máximas freireanas que pregam uma liberdade irrestrita e um pleno desenvolvimento da autonomia.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES e CNPq
Autor
Bárbara Hees Garré; Universidade Federal do Rio Grande - FURG | Paula Corrêa Henning; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Data
2 de abril de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 23 (2014); 27-41
Tipo
Avaliado por Pares