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Um olhar para a formação em Artes visuais no Brasil do século XIX: raízes históricas
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Metadados
Descrição
O presente estudo objetiva apresentar o contexto de formação em artes visuais no século XIX no Brasil, tendo em vista os referenciais europeus que influenciaram o período e a realidade brasileira. O século em questão foi muito significativo para o contexto do desenvolvimento das artes visuais no Brasil, tendo em vista a fundação da Academia Imperial de Belas Artes em 1826, no Rio de Janeiro; que mais tarde se tornou a Escola Nacional de Belas Artes. Para os propósitos da pesquisa, utilizou-se primordialmente como referencias teóricos os estudos de Pereira (2008), Barbosa (1978), Schwarcz (2002), Campofiorito (1983), Lima (2007), entre outros. A pesquisa, quanto à abordagem, caracteriza-se por qualitativa e com base nos procedimentos técnicos utilizados é de caráter bibliográfico. Por meio do estudo verificou-se que o século XIX foi determinante para o desenvolvimento das artes visuais e da cultura no Brasil, tendo em vista todas as mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas neste período a partir da vinda da família real portuguesa para o país. Destaca-se também que a atuação da Academia Imperial de Belas Artes foi bastante significativa em relação ao ensino oficial das Artes Visuais no século XIX, de linhagem neoclássica, e também no que se refere à participação nos salões de arte e premiações.
Palavras-chave: Artes visuais, cultura, educação.
ISSN
2238-1279
Autor
Cássia Geciauskas Sofiato; Universidade de São Paulo
Data
2 de abril de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 23 (2014); 186-208
Tipo
Avaliado por Pares