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Reflexos dos professores-formadores na identidade profissional de docentes universitários
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Metadados
Descrição
Este artigo resulta de uma pesquisa que teve como objetivo identificar quem é o professor da docência superior. Pesquisamos as fontes de reconhecimento que professores de uma instituição pública federal de ensino adotam para se constituir e se reconhecer na construção de sua identidade profissional docente. Ressaltamos o entrelaçamento da construção da identidade profissional com a Teoria das Representações Sociais, por compreender que a polissemia de sentidos que são compartilhados por grupos influenciam a escolha profissional na atualidade e merecem ser considerada, por trazerem subsídios às condutas e práticas sociais. Em um primeiro momento analisamos o currículo lattes de 187 professores da UFPE selecionados do universo de participantes dos módulos de cursos de Atualização didático-pedagógica e, em seguida, realizamos entrevistas individuais, semiestruturadas, com 19 desses docentes. A análise dos dados foi organizada a partir da interpretação das falas segundo a análise temática de conteúdo de Bardin (2009) e construímos categorizações por eixos de sentido: Identidade docente a partir do outro, o professor-formador; A importância da Convivência com o outro, o professor-formador, para a identidade docente; O outro professor-formador é espelho e inspiração; e o ‘outro’ professor-formador na relação de pares na vida profissional. Apresentaremos neste artigo os resultados relativos à importância do outro professor – formador, na relação de pares na vida profissional, e como esse compartilhamento nos aponta que a identidade docente é desenvolvida e consolidada na formação continuada com o outro colega professor. Essa identidade associa-se ao sentimento e à consciência de pertencimento a um grupo profissional.
ISSN
2238-1279
Autor
Fatima Maria Leite Cruz; UFPE | Maria da Conceição Carrilho de Aguiar; UFPE
Data
21 de agosto de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 24 (2014); 92-110
Tipo
Avaliado por Pares