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ENTRE TRAJETÓRIAS E COTIDIANOS, O DESENHAR DE UM CAMPO DE AÇÃO: REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS
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Metadados
Descrição
Os argumentos deste artigo partem do diálogo com educadores sociais atuantes numa organização não governamental, em Porto Alegre/RS, enfatizando, aqui, as inferências teórico-metodológicas. Por intermédio da construção de narrativas, foram produzidas compreensões singulares sobre trajetórias pessoais e contextos de ação, no intuito de aportar informações sobre as relações que constituem um campo de ação mais amplo, o espaço social de educação-assistência. Amparada nas contribuições de Pierre Bourdieu, Marie-Christine Josso, Alberto Melucci e Edgar Morin, a pesquisa elenca provocações para se refletir sobre as interações parte-todo no cotidiano desde a produção de interpretações e tomadas de posição subjetivas. As proposições deste artigo aproximam-se, ademais, à ambiência de circulação crescente de informações e pluralidade de filiações vivenciadas pelos sujeitos na atualidade, aventando a hipótese de que este contexto os dipõe a escolhas, renúncias e constrastes que intensificam dinâmicas reflexivas identitárias em suas práticas cotidianas, valorizando o narrar como artifício formativo.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
Leandro R. Pinheiro; FACEd/UFRGS | Maria Clara Bueno Fischer; FACEd/UFRGS
Data
16 de outubro de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 25 (2014); 222-246
Tipo
Avaliado por Pares