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Reflexões sobre a formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e os saberes da docência
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Metadados
Descrição
Este artigo apresenta reflexões sobre os saberes constitutivos da formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. A metodologia se constituiu de uma análise qualitativa tomando por base o referencial teórico que trata sobre os saberes docentes estabelecendo relações com a formação docente, dentre eles: Tardif (2002), Pimenta (1999), Freire (1996) Saviani (1987), Alarcão (2010). Utilizamos para coleta de dados, a entrevista semiestruturada, o que possibilitou garantir um clima favorável entre o pesquisador e os sujeitos investigados. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA atendendo aos seguintes critérios: professores das disciplinas de formação geral, professores das disciplinas específicas, alunos do oitavo e do nono período do curso. Os resultados mostram que o professor durante o exercício da docência busca referências em seus antigos docentes e na sua experiência como aluno; o professor jamais se forma sozinho, pois a construção do conhecimento também ocorre no seu fazer diário; que o saber dos professores é compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio trabalho, conhecimentos de um saber-fazer bastante diverso, proveniente de fontes variadas e, provavelmente, de natureza diferente.
Palavras-chave: Educação Superior. Saberes da Docência. Formação de Professores.
ISSN
2238-1279
Autor
Jonilson Costa Correia; Universidade Federal do Maranhão | Lélia Cristina Silveira de Moraes; Universidade Federal do Mranhão
Data
19 de maio de 2015
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 12, No 27 (2015); 105-124
Tipo
Avaliado por Pares