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A ANÁLISE DA PRÓPRIA PRÁTICA E A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A PESQUISADOR/A: DIÁLOGOS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE
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Metadados
Descrição
Teoria e prática são geralmente compreendidas como pólos opostos da relação pedagógica. Nessa perspectiva, no campo da educação, a academia é o lugar privilegiado da teoria, enquanto a sala de aula é vista como lócus da prática docente. Costumamos ouvir dos graduandos em Pedagogia relatos sobre o sentimento de despreparo profissional para a docência após a conclusão do curso. Por outro lado, professores em exercício encontram dificuldades de relacionar a teoria aprendida em sua formação com a prática, em sala de aula. O reconhecimento da existência deste problema motivou a elaboração deste trabalho, o qual tem por objetivo discutir a relação entre a universidade, especialmente o curso de pedagogia, e a escola básica, visando propiciar reflexão sobre a relação entre conhecimento científico e outras formas de saber analisando as possibilidades de produção de conhecimentos sobre a prática por parte de professores da educação básica. Buscou-se articular experiências docente e discente com as contribuições de autores, como Paulo Freire (1996) e Boaventura de Souza Santos (2000, 2006), dentre outros. Defende-se, por fim, a necessidade de novos diálogos entre a universidade e a escola, entre conhecimento acadêmico e conhecimento do cotidiano escolar, como forma de os professores da educação básica produzirem teorias que deem suporte às suas práticas, e de contribuírem, por meio da análise da prática para a produção de novas teorias.
Palavras chave: Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Relação Teoria/Prática.
ISSN
2238-1279
Autor
Giselle Mendes dos Santos; Fundação Municipal de Educação de Niterói
Data
3 de dezembro de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 26 (2014); 308-328
Tipo
Avaliado por Pares