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A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva
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Metadados
Descrição
Este trabalho visa discutir as perspectivas e desafios dos espaços de formação inicial para a atuação dos professores na educação inclusiva, em sua interface com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Participaram da pesquisa, por meio de entrevista semi-estruturada, 50 professores do ensino regular, 09 da educação especial e 37 licenciandos bolsistas do Pibid. Como resultado pode-se evidenciar que tanto os licenciandos como os professores em exercício apontam uma formação profissional desfavorável para a atuação educacional inclusiva, assim como muitos não se sentem responsáveis pelo processo educacional de alunos com necessidades educacionais especiais, fato inclusive deflagrado pela discordância dos participantes quanto a este processo. Estes resultados nos apontam para situação preocupante ao visarmos a construção de uma escola democrática.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Fapesp / Fapemig
Autor
Fernanda Vilhena Mafra Bazon; Universidade Federal de São Carlos | Claudia Gomes; Universidade Federal de Alfenas | Daniele Lozano; Universidade Federal de São Carlos | Josiele Geovana de Lucca; Universidade Federal de Alfenas | Fernanda Mendes de Paiva Olímpio; Universidade Federal de Alfenas
Data
18 de abril de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 30 (2016); 130-156
Tipo
Avaliado por Pares