-
A leitura crítica midiática na Educação de Jovens e Adultos
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta uma pesquisa participante realizada com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivando desenvolver uma leitura crítica de notícias divulgadas por sites da internet. Como procedimentos metodológicos, os alunos realizaram uma busca de notícias, em sites da internet, que apresentassem ações ditas éticas ou não. Os links das notícias foram postados em um blog, assim como o comentário dos alunos sobre as mesmas. Os comentários e links possibilitaram a análise do nível de persuasão dos discursos midiáticos, através da perspectiva ético-estética foucaultiana. Os materiais postados no blog nos possibilitaram verificar que a maioria das notícias tinham cunho político. As ações dos políticos foram consideradas antiéticas pela maioria dos alunos em seus comentários no blog. Percebemos que houve uma tentativa de ler criticamente as informações disponibilizadas na web. Todavia, acreditamos que nossos alunos precisam desenvolver mais sua capacidade analítica, percebendo as relações de poder que permeiam os diversos discursos midiáticos. Ressaltamos que a experiência realizada consistiu em um caso específico – um recorte espaço-temporal. Não estabeleceremos aqui uma conclusão universalmente válida, dando a solução infalível ao caso. Fizemos uma tentativa de desenvolver um conteúdo filosófico com o auxílio da mídia, mas não sabemos o grau de assimilação dos alunos envolvidos. O que podemos postular é que lançamos sementes desconfortantes, vírus mortal no corpo do anacrônico sistema de ensino que coloca em um trono o professor onissapiente que derrama sua sabedoria sobre os alunos, vasos vazios.
ISSN
2238-1279
Autor
Gicele Weinheimer; Universidade Federal de Pelotas - UFPel | Julio Cesar Bresolin Marinho; Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Data
29 de agosto de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 31 (2016); 101-117
Tipo
Avaliado por Pares