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Audiovisual e aprendizagens contemporâneas por jovens youtubers
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Metadados
Descrição
Este artigo traz alguns “achados” da pesquisa de mestrado Jovens youtubers: autoria e aprendizagens contemporâneas , que teve como objetivo investigar jovens produtores de vídeos que possuíam canal no Youtube para perceber suas relações e experiências com o audiovisual e decorrentes aprendizagens. As perguntas que nortearam as reflexões na pesquisa foram: o que podemos aprender com eles nesse processo? Como e onde aprenderam a fazer vídeos? Como se organizam? Como se relacionam com o público? O que aprendem nesse caminhar? Esse artigo busca refletir sobre essas questões à luz da investigação de sete jovens youtubers, por meio de metodologia de pesquisa em rede. A matriz teórica que fundamentou a pesquisa foram os Estudos Culturais Contemporâneos, especialmente os latino-americanos, que partem da premissa de que os sujeitos são produtores de cultura. Este referencial teórico orienta o grupo de pesquisa ao qual a investigação esteve integrada no processo de sua construção, considerando, assim, o olhar da pesquisa para as práticas vividas no cotidiano desses jovens– nem sempre atreladas à escola - entendendo que o processo educativo não se dá exclusivamente no ambiente escolar.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Ocorreu dentro do Projeto de pesquisa financiado pela FAPERJ
Autor
Adriana Hoffmann Fernandes; UNIRIO | Lucinéia Batista; UNIRIO
Data
29 de agosto de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 31 (2016); 118-134
Tipo
Avaliado por Pares