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Contribuições de Paulo Freire para o uso de recursos informacionais na prática educativa
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Metadados
Descrição
A informação, transmitida de forma acelerada, vem provocando mudanças nas mais diversas áreas de formação, exigindo novas concepções e práticas educacionais. Quando o ato educativo incorpora tecnologias da informação precisa ser pensado de forma a valorizar o pensamento crítico e os valores éticos inerentes à dignidade humana. Neste sentido, cabe revisitar o pensamento de Paulo Freire, por sua profunda preocupação com as práticas educacionais que contribuem para a humanização e a transcendência do homem. Este artigo teve como objetivo investigar as mudanças ocorridas em duas disciplinas que integram o Curso de Graduação em Engenharia de Computação e Telecomunicações da Universidade Estácio de Sá, nas quais foram usados recursos informacionais no desenvolvimento de seus conteúdos. Os dados encontrados foram analisados à luz de idéias de Paulo Freire. A análise do conteúdo dos depoimentos permitiu identificar as seguintes características do ensino-aprendizagem apoiado nos recursos informacionais: (1) economia de tempo; (2) situação de dúvida; (3) agilidade e precisão na busca de soluções; (4) integração de, no mínimo, três linguagens; (5) relação teoria-prática; (6) acesso mais rápido às inovações; (7) interdisciplinaridade; (8) ampliação da discussão sobre o conteúdo de ensino; (9) o aluno passa a ser sujeito da aprendizagem; e (10) possibilidade de consolidar a aprendizagem. Destas, destacam-se quatro que mantêm íntima relação com o pensamento de Paulo Freire: (1) a valorização do aluno como sujeito da aprendizagem; (2) a relação teoria-prática; (3) a construção do conhecimento a partir da dúvida; e (4) o conhecimento construído em contexto de discussão / troca de saberes.
ISSN
2238-1279
Autor
Lucia Regina Vilarinho; UNESA | Estrella Bohadana; UNESA
Data
21 de julho de 2004
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 1, No 1 (2004); 103-112
Tipo
Avaliado por Pares