-
Planos Nacional e Municipais de Educação da Baixada Fluminense (RJ): parcerias entre o público e privado
- Voltar
Metadados
Descrição
Resumo
No contexto de reformulação do Estado brasileiro a partir dos anos de 1990 e da ingerência crescente da lógica empresarial na gestão pública, este texto objetiva analisar os sentidos e as implicações das relações entre o mundo público e privado na política educacional, mediante a análise do Plano Nacional de Educação do período 2014-2024 e dos planos educacionais dos treze municípios que integram a Baixada Fluminense, aprovados em 2015. A partir de uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e análise documental, o artigo buscou identificar, na relação entre o público e privado, qual meta mais contempla parcerias e sua natureza. Trata-se de um estudo exploratório, cujas conclusões mais gerais apontam que há parcerias no conjunto das estratégias dos planos analisados. Entretanto, há uma presença significativa de parcerias com instituições não públicas, sobretudo com instituições sem fins lucrativos, na meta 4 que trata da universalização do acesso à educação básica da população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nos planos municipais de educação da Baixada Fluminense. Se é possível especular que o Plano Nacional tenha tido um efeito indutor sobre os municípios, é também cabível supor que a ausência de regulamentação das competências comuns, núcleo central do pacto federativo cooperativo, tem favorecido a expansão do setor privado especialmente no âmbito municipal, por meio de distintas estratégias, como os arranjos de desenvolvimento da educação, incorporado no atual plano nacional de educação
Palavras-chave: Público e privado. Parcerias. Plano Nacional de Educação. Planos Municipais de Educação. Baixada Fluminense.
ISSN
2238-1279
Autor
Alzira Batalha; UNESA | Renata Maldonado da Silva
Data
19 de dezembro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 33 (2016); 274-298
Tipo
Avaliado por Pares