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Do ler ao navegar: a construção do conhecimento a partir do hipertexto
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Metadados
Descrição
O presente trabalho trata de um novo gênero textual que entrou em evidência com avanço das tecnologias digitais: o hipertexto. Tem-se o objetivo de averiguar como este pode causar mudanças na forma de aprender e construir o conhecimento. Utilizando o método da pesquisa bibliográfica, com foco, principalmente, nas pesquisas de Dias (1999), Gomes (2013) e Marcuschi (2001), a partir de uma abordagem qualitativa, apresentam-se as reflexões precursoras sobre o tema, apontando mudanças comportamentais derivadas do surgimento de novas mídias, que possibilitaram formas inovadoras de interação autor-obra-leitor. Além disso, verifica-se como o hipertexto pode ajudar na construção do conhecimento. Conclui-se que essa construção é possível por conectar diversos textos e estabelecer diálogos entre estes de forma interativa, colaborativa, em rede, desde que autor saiba estabelecer os links semanticamente e o leitor tenha consciência do que de fato busca. Entende-se, por fim, que novas reflexões se fazem necessárias por parte dos professores, a fim de que haja inserção do hipertexto nos métodos de ensino, contextualizando-os à cibercultura e promovendo o letramento digital dos educandos.
ISSN
2238-1279
Autor
Davi Rebouças; Universidade Estadual do Ceará | Luana Inocêncio; Universidade Federal Fluminense
Data
2 de maio de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 34 (2017); 177-199
Tipo
Avaliado por Pares