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A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar
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Metadados
Descrição
Este artigo discute a escolarização de pessoas com deficiências, tomando como referência os conceitos de diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como fundamentos epistemológicos para efetivar a inclusão escolar. Em termos metodológicos, empregamos os referenciais qualitativos e analisamos a literatura especializada, assim como documentos oficiais. Dialogamos também com dados do banco de dados do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Nossas análises evidenciam, entre outros aspectos, a falta de acessibilidade curricular e a fragilidade das ações pedagógicas dirigidas para os alunos com deficiências, em particular com deficiência intelectual. Igualmente, mostram as possibilidades de aprendizagem a partir de estratégias pedagógicas que tomem como referência a diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem.
Palavras-chave: Políticas de educação inclusiva. Desenho universal na aprendizagem. Diferenciação curricular.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES, CNPq e FAPERJ
Autor
Márcia Denise Pletsch; UFRRJ | Flávia Faissal de Souza; UERJ | Luis Fernando Orleans; UFRRJ
Data
30 de julho de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 35 (2017); 264-281