-
As vozes dos estudantes: entendimentos acerca da escola, educação e aprendizagem
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo problematiza a escola enquanto instituição inventada na modernidade com a função de estabelecer uma ordem social e mental. Uma instituição de disciplinamento e de controle. Uma instituição que produz subejtividades. O texto utiliza as contribuições de Ariés (1981), Varela (1992), Biesta (2013), Rancière (2013), Deleuze (2000), Sibilia (2013) e outros que auxiliam nas compreensões sobre escola, educação e aprendizagem. O estudo apresenta resultados de uma investigação realizada com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, na escola da rede municipal de ensino, na cidade de Blumenau (SC). A pesquisa contou com um questionário de comandos para a coleta de dados, elaborado a partir de três unidades de análise, estabelecidas a priori: compreensões dos estudantes sobre a finalidade de frequentar a escola, em estudar e da educação no Brasil. A análise do conteúdo possibilitou o entendimento nas respostas dos estudantes participantes, a partir das questões comandos, que foram trianguladas. Os resultados apresentam entendimentos sobre a obrigatoriedade na frequência dos espaços escolares, na importância da aprendizagem dos conteúdos, nos investimentos precários do governo nas escolas e aspiração na conquista de um futuro melhor.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Universidade Regional de Blumenau - FURB
Autor
Graciele Alice Carvalho Adriano; Fundação Reginal de Blumenau - FURB | Gicele Maria Cervi; Fundação Regional de Blumenau - FURB
Data
31 de outubro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 36 (2017); 100-116
Tipo
Avaliado por Pares