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Desenho Animado e Formação Moral: resultados de uma intervenção
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Metadados
Descrição
Abordando os estilos de resolução de conflitos sob uma perspectiva construtivista, esta pesquisa teve como objetivos: analisar o desenho animado mais assistido pelos participantes; verificar os estilos de resolução de conflitos presentes em seus episódios; compreender a influência que a veiculação dos conteúdos presentes no desenho animado pode ter no modo como as crianças resolvem conflitos hipotéticos e reais, e verificar o efeito de um determinado Programa de Intervenção no desenvolvimento de formas mais assertivas de resolução de conflitos. A pesquisa foi de delineamento quase experimental e teve como amostra, na primeira fase, 70 crianças e adolescentes de seis a dezessete anos de idade, e na segunda fase 30 crianças de seis a onze anos de idade, distribuídas de forma aleatória em um Grupo Controle (GC) e dois Grupos Experimentais (GE1 e GE2). Foram realizadas sessões de exposição ao desenho selecionado no GE1 e no GE2, e a aplicação do Programa de Intervenção no GE2. Para verificar o efeito da exposição aos desenhos e do Programa de Intervenção nos estilos de resolução de conflitos foram feitas sessões de observação das ações das crianças, e aplicada a Children’s Action Tendency Scale-CATS, ambos os recursos foram empregados como pré e pós-teste nos três grupos (GC, GE1 e GE2). Os resultados demonstraram que no desenho analisado as estratégias de resolução de conflitos, apresentadas por seus respectivos personagens, eram predominantemente agressivas e submissas e que no grupo que participou do Programa as formas agressivas diminuíram no pós-teste.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Autor
Dilian Martin Sandro de Oliveira; Universidade de São Paulo | Alessandra de Morais; Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília
Data
31 de outubro de 2017
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1892/7365 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1892/7366 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1892/7367 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1892/7368
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 36 (2017); 207-233
Tipo
Avaliado por Pares