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Formação Continuada Emancipatória: uma ação criativa no contexto escolar contemporâneo
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Metadados
Descrição
O contexto educacional brasileiro tem se deparado com diferentes discussões sobre formação continuada de professores. Vários educadores questionam a possibilidade de uma prática de formação, no contexto escolar, que se apresente de forma antagônica ao ensino conservador e contrária à educação voltada para a linearidade, para a reprodução do conhecimento e para a fragmentação do saber. A partir dessa problemática, este texto tem como objetivo geral discutir a formação continuada de professores da Educação Básica na perspectiva emancipatória, com o olhar criativo na contemporaneidade. E como objetivos específicos: compreender a diferença entre a visão conservadora e emancipatória no cenário educacional; apresentar a formação continuada emancipatória na ótica da criatividade como uma possibilidade de mudanças na contemporaneidade. A metodologia desta pesquisa foi por meio da revisão bibliográfica, com a abordagem qualitativa, a partir dos principais aportes teóricos: Nóvoa (1995), Cunha (2006), Torre (2008), Veiga e Silva (2010). A presente reflexão revelou a importância de discussões emergentes sobre um processo formativo, com concepções emancipatórias, que atenda à presente realidade com uma visão diferente do contexto de ensino conservador. Acredita-se que esta reflexão possa propiciar a compreensão de uma concepção de formação continuada de professores emancipatória que seja criativa. E também oportunize mudanças, ao (re)pensar práticas pedagógicas mais humanas, flexíveis, coletivas e integradoras, partindo do próprio espaço docente, com teoria e prática interligadas; e possibilite o ressignificar formativo, ao conectar as dimensões individual, social e planetária.
ISSN
2238-1279
Autor
Kênia Paulino de Queiroz Souza; Universidade Federal do Tocantins | Maria José de Pinho; Universidade Federal do Tocantins
Data
26 de abril de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 38 (2018); 158-174
Tipo
Avaliado por Pares