-
A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira/The representation of African descendants in Brazilian contemporary children’s literature
- Voltar
Metadados
Descrição
Resumo
Este artigo tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema da representação do negro na literatura infantil, abordando a diversidade étnica afrodescendente como contribuição para a cultura brasileira. O corpus da pesquisa é composto de nove obras literárias infantis que compõem o pacote do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), destinadas a alfabetizandos do ensino fundamental. Com base em autores como Stuart Hall, Lilia Moritz Schwarcz, Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga, que tratam de questões étnico-raciais, foram analisadas as obras acima citadas, o que evidenciou a importância da literatura na construção da identidade dos afrodescendentes e na valorização cultural desses povos, além do caráter formativo e educativo da literatura infantil para o exercício da cidadania e da convivência com a diversidade. No entanto, observou-se também que parte das obras não problematizam de modo mais direto as relações de poder e assimetrias entre brancos e negros: questões como o preconceito e o racismo, por exemplo, não são explicitamente tratadas. O combate ao racismo deve ser tema de discussão entre os estudantes na sala de aula, estando a literatura a serviço da informação e da reflexão sobre as práticas sociais vigentes e as relações étnico-raciais. A cultura negra seria de fato valorizada, não como curiosidade ou exotismo, mas como elemento constitutivo da cultura e da sociedade brasileira.
Palavras-chave: Negro; Identidade; Cultura; Racismo; Literatura Infantil.
The representation of African descendants in Brazilian contemporary children's literature
Abstract
This article aims at deepening the knowledge on the subject of representation of African-Americans in children's literature and emphasizing the importance of studying literature and addressing the African-American ethnic diversity as a contribution to the Brazilian culture. The research corpus is composed of five children books included in the Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) [National Program for Literacy at Age One] distributed to elementary public schools. Based on authors such as Stuart Hall, Lilia Moritz Schwarcz, Nilma Lino Gomes, and Kabengele Munanga, who deal with ethnic and racial issues, the books selected were analyzed. The results show the importance of literature in the construction of the African American identity and in the cultural appreciation of these people, besides the formative and educational character of children literature for the exercise of citizenship and respect to diversity. However, it was also observed that the works do not directly problematize power relations and racial inequalities: issues such as prejudice and racism, for example, are not explicitly addressed. The discussion against racism must take place among students in the classroom, having literature as a source of information and reflection on current social practices and ethno-racial relations. African-American culture must be seen, not as a curiosity or an exotic item, but as a constitutive element of the Brazilian culture and society.
Keywords: African Descendants; Identity; Culture; Racism; Children's Literature.
ISSN
2238-1279
Autor
Gladir da Silva Cabral; Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) | Daiane Barreto Martinhago; Unesc | Carlos Renato Carola; Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
Data
3 de setembro de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 40 (2018); 274-299
Tipo
Avaliado por Pares