-
Escola de excelência na rede pública municipal de Teresópolis, RJ: um estudo de caso/Public school excellency at Teresópolis – RJ: a case study
- Voltar
Metadados
Descrição
Resumo
Ao observar os resultados do Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) e da Prova Brasil, é possível perceber uma queda significativa de rendimento dos alunos da rede pública de ensino nos anos finais do ensino fundamental, quando comparados aos dos anos iniciais. Assim, procuramos por uma escola dos anos finais que, por contraste, apresentasse bom aproveitamento nos índices federais de avaliação, e que também gozasse de boa reputação perante a comunidade escolar local. Tais critérios nos levaram à Escola Chad Goblin, localizada na área urbana do município de Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho de investigação analisou algumas características desse estabelecimento, a fim de compreender os fatores que interferem em sua reputação, e em seus resultados acadêmicos. Buscamos nos aproximar de estudos dos processos exitosos de educação formal, que contribuem para construção de uma sociologia das escolaridades, conforme assinala Nogueira (1995). O uso de diversas técnicas de análise – quantitativas e qualitativas – ampliou as possibilidades de abordagem do objeto, indo ao encontro da literatura que ressalta a multidimensionalidade epistêmica da escola. Os resultados indicaram a existência de um ethos institucional que, de certa forma, contribui para a manutenção do status de escola de excelência para a comunidade escolar em geral.
Palavras-chave: Sociologia da escola. Cultura escolar. Escola de excelência.
Public school excellency at Teresópolis - RJ: a case study
Abstract
Consolidated data from the Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) and Prova Brazil indicates a significant drop on the results of the public primary school system in the final years of elementary school, when it compared to the initial years. Thus, we sought to identify a school at this level of education that, by contrast, presented good relative performance in the federal evaluation indexes, and in the opinion of the professionals who work at the area. Those criterions led us to the Chad Goblin School, located in the urban area of the municipality of Teresópolis - RJ, near of Rio de Janeiro town. The research work sought to analyze some characteristics of this establishment in order to understand factors that may interfere in its reputation and its results. It intended to be an approximation with studies that seek to refine what would be the mediations that mark some successful processes of formal education, whose study would lead to the construction of a sociology of schooling, according to Maria Nogueira. The use of several techniques of analysis - quantitative and qualitative - extended the possibilities of approaching the object, going along with the literature that emphasizes the epistemic multidimensionality of the school. It was possible to perceive the existence of a certain institutional ethos that, in a certain way, engenders the representation of a school of excellence for the school community in general.
Keywords: School sociology. School culture. School excellency.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
Regis Argüelles da Costa; UFRJ/PPGE/GESEd - UNIRIO/NEEPHI
Data
3 de setembro de 2018
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1324/4815 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1324/4816 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1324/4817 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1324/4818 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/1324/12136
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 40 (2018); 343-362
Tipo
Avaliado por Pares