-
Programa Internacional de Avaliação De Estudantes, O Caso Miranda – Venezuela: o que os documentos e informes revelam acerca da qualidade e avaliação educacional/International program of student evaluation, Case Miranda – Venezuela
- Voltar
Metadados
Descrição
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a participação do estado de Miranda, situado na Venezuela, no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em 2010, em sua edição especial denominada de PISA PLUS 2009. Nesta ocasião, a área principal de análise foi Leitura, contudo, também se avaliou Matemática e Ciências, a exemplo do que vem ocorrendo trienalmente, desde o ano 2000, posto que sejam estas as três áreas de avaliação. Ainda que não seja o único instrumento, a OCDE toma o desempenho dos alunos nesses testes como referencial de qualidade na educação. Desta forma, a apreciação dos dados estatísticos, com base em um referencial teórico, vislumbra lançar um olhar sobre a qualidade e sobre a avaliação educacional no país, corroborando assim, para que com base numa leitura crítica dos mesmos se possa pensar nos eventuais problemas educacionais. O enfrentamento e superação de determinadas situações, se dá por meio da elaboração e implementação de políticas educativas que visem não somente o acesso equitativo de toda a população ao sistema de ensino, mas também a sua permanência com qualidade no espaço escolar. Pois, parte-se do entendimento de que o direito à educação de qualidade não se descola do âmbito das políticas sociais, nas quais a educação está intimamente relacionada, já que o contexto socioeconômico e cultural possui um grande impacto no desempenho alcançado pelos educandos.
Palavras-chave: PISA. Qualidade. Avaliação. Direito à educação.
International program of student evaluation, Case Miranda - Venezuela: what documents and reports reveal about quality and educational assessment
Abstract
This paper aims to present the participation of the state of Miranda, Venezuela situated in the Programme for International Student Assessment (PISA) in 2010, in its special edition called PISA 2009 PLUS. On this occasion, the main area Reading analysis was, however, also assessed mathematics and science, as has been occurring every three years since 2000, since these are the three areas of evaluation. Although it is not the only instrument, the OECD takes student performance on these tests as the benchmark for quality in education. Thus, assessing the statistical data based on a theoretical framework envisions cast an eye on the quality and on educational evaluation in the country, confirming thus that based on a critical reading of the same you can think of any educational problems. Confronting and overcoming certain situations, is through the development and implementation of educational policies aimed not only equitable access of all people to the education system, but also its quality stay at school. Well, we start from the understanding that the right to quality education is not off the scope of social policies in which education is closely related since the socioeconomic and cultural context has a major impact on the performance achieved by the students.
Keyswords: PISA. Quality. Evaluation. Right to Education.
ISSN
2238-1279
Autor
Antenor da Cunha França Júnior; Universidade Federal do Paraná
Data
3 de setembro de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 40 (2018); 430-451
Tipo
Avaliado por Pares