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Formação continuada dos professores em contexto: espaços de diálogo/formação no ensino fundamental.
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Resumo
No Brasil, amplo é o desafio para conceber a educação na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, a formação continuada dos professores em contexto é uma das possibilidades para a transformação do cenário educacional. O presente estudo apresentou como objetivo analisar o processo de formação continuada de professores a partir de espaços de diálogo/formação sobre alunos com deficiência/dificuldades numa escola pública de ensino fundamental. Para tanto, utilizou do referencial teórico Foucaultiano que articula que os sujeitos são construídos por históricos processos de subjetivação imbricados em uma complexa rede de micropoderes. O aporte-teórico metodológico utilizado é da pesquisa-ação colaborativo-crítica. A pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública estadual da rede regular de ensino. No total foram 37 visitas a escola, do período de novembro de 2015 a julho de 2016, nas quais se efetivaram momentos de observação, participação coletiva em sala de aula e diálogo com os professores. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o diário de campo, o qual foi analisado com codificação aberta, segundo códigos teórico-analíticos. Como resultados observou-se que a escola produz processos normalizadores; que a organização escolar dificulta a realização de momentos coletivos de aprendizado; que a escola tem poucos espaços de diálogo/formação; que o trabalho colaborativo é potente na abertura de espaços de diálogo/formação. Por fim, o estudo sugere que há necessidade da escola reinventar outras relações, de instituir outros espaços de diálogo/formação, produzindo outros processos de subjetivação de ser aluno e ser professor.
Palavras-chave: Formação de professores. Relações de poder. Pesquisa-ação colaborativo-crítica. Diálogo.
Abstract
In Brazil is ample the challenge to conceive education from an inclusive perspective; therefore, the in-service continuing professional development is a possibility of changing scenario of education. This paper aiming analyzes the process of continuing education from spaces of dialogue/training about students with disabilities/difficulties in a public elementary school. To do so is used the Foucauldian theoretical framework that affirms the subjects are constructed through historical processes of subjectivation, imbricated in a complex network of micro-powers. The theoretical-methodological input is the critical-collaborative action research. The field research occurred in an elementary school from state public network. Thirty-seven visits to the school from 2015 November to 2016 July made moments of observation, collective participation in the classroom, and dialogue with teachers. The field journal is the data collection instrument, and it is analyzed with open codification accordingly to the grounded theory. As results, we noticed the school produces standardization processes, its organization hinders the execution of collective moments of learning, the school has only a few spaces for dialogue/training and its collaborative work is potent in opening dialogue/training spaces. Lastly, the study suggests that is necessary to the school to invent others relationships, to establish others spaces of dialogue/formation producing thus others processes of subjectivation of being a student and being a teacher.
Keywords: Teacher Training. Relations of Power. Critical-Collaborative Action Research. Dialogue.
ISSN
2238-1279
Autor
Raquel Souza Silva; Universidade Federal de Sergipe | Rosana Carla Nascimento Givigi; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Data
20 de dezembro de 2018
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 15, No 41 (2018); 126-148
Tipo
Avaliado por Pares