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Autoria continuada no modelo CEDERJ
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Metadados
Descrição
Este artigo procura discutir a questão da autoria na Educação a Distância no modelo do consórcio CEDERJ, de acordo com uma pesquisa que analisou pontos de vista dos sujeitos envolvidos no modelo - coordenadores de disciplina e professores-tutores à distância, especificamente. Com base nas respostas desses sujeitos, discutiremos algumas práticas do que denominamos de autoria continuada, fundamentados pela concepção de polidocência defendida por Mill (2010), bem como outros autores, como Santos (2009), Levy (2003) e Silva (2000). Os professores responderam a questionários enviados por email e nós, para efeito deste texto, consideramos apenas as que tratam do processo de autoria, entendida aqui como interferência direta no processo de ensinoaprendizagem através de disponibilização de conteúdo para o estudo dos alunos. As análises dessas respostas foram realizadas através do cruzamento das respostas dos professores das duas categorias diferentes. Concluímos que a autoria continuada é uma realidade nesse curso e a consideramos válida para outros cursos do consórcio CEDERJ que adotam o mesmo modelo de docência para a EAD. Entendemos esta forma como uma formulação intermediária entre a autoria prévia e fechada e a autoria múltipla e dinâmica possibilitada pela cibercultura.
Palavras-chave: Autoria. Polidocência. EAD. Funções Docentes.
ISSN
2238-1279
Autor
Leonardo Villela de Castro; UNIRIO | Anelize Reynoso; UNIRIO | Thais Atty; UNIRIO | Larissa Correia; UNIRIO
Data
24 de abril de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 43 (2019); 261-275
Tipo
Avaliado por Pares