-
Panorama mundial dos estudos em educação e comunicação
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo apresenta uma revisão panorâmica de pesquisas em educação e mídia, realizadas nos últimos vinte anos. A primeira parte apresenta, sinteticamente, o painel desenhado por Geneviève Jacquinot (2002) a partir das falas dos pesquisadores presentes no Forum International des Chercheurs Les jeunes et les Médias Demain, realizado em Paris em 1997. A segunda parte traz estudos desenvolvidos nessa área na Europa, mencionando também a produção brasileira. Não se trata de um estudo exaustivo, busca-se apenas traçar um cenário teórico-conceitual desse campo de estudos, no intuito de orientar novos integrantes sobre possíveis caminhos a serem tomados.
Palavras-chave: Mídia-educação. Educação para os meios. Mídia. Juventude.
ISSN
2238-1279
Autor
Rosália Duarte; PUC-Rio | Ilana Eleá Santiago
Data
31 de julho de 2007
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 4, No 7 (2007); 12-31
Tipo
Avaliado por Pares