-
O Conhecimento do Profissional de Educação Física Escolar: Avaliação Motora
- Voltar
Metadados
Descrição
Introdução: Durante toda a vida, os seres humanos estarão em constante contato com avaliações, seja avaliando ou sendo avaliado. Nesse contexto, o professor de Educação Física Escolar possui um impasse em distinguir o ato da “avaliação da aprendizagem das ações de testar e medir” dificultando, assim, a compreensão do ato avaliativo e de suas diferenças e importâncias para o ensino-aprendizagem. Desta forma, este estudo teve como objetivo principal, de maneira epistemológica, verificar o conhecimento e a aplicação de instrumentos de avaliação motora por professores de Educação Física Escolar. Procedimentos Metodológicos: O estudo foi composto por 15 professores sendo analisados somente professores com formação superior em Educação Física e em exercício da profissão em instituições de ensino públicas ou privadas. O instrumento de avaliação deste estudo foi um questionário semiestruturado, disponível por uma plataforma online especializada para pesquisas qualitativas: www.survio.com. Resultados: Através da análise de discurso, foi possível identificar que somente 28,57% dos professores mantém uma atualização profissional constante; 42,86% realizam avaliações teóricas e práticas, 35,7% somente teóricas, 7,14% somente práticas, porém 64,2% não utilizam a avaliação motora (AM) com um instrumento válido e que 35,7% usam um instrumento válido para a AM. Instrumento utilizado de AM: 22% utilizam um instrumento adequado; 33% relatam que conhecem, mas não especificam o instrumento; 28% realizam registros diários e 17% não utilizam.
Conhecimento de outros instrumentos: 18% citaram um instrumento adequado para AM; 54,5% relataram formas equivocadas de AM; 27,2% relataram não conhecer. Conhecimentos necessários para realização de AM: 23,3% ser um bom observador; 47,06% ter conhecimentos pedagógicos; 11,7% conhecimento corporal; 17,6% conhecimento técnico. Conclusão: Foi constatado que muitos dos professores não sabem o significado da própria avaliação o que
demonstrou, em suma, uma total inabilidade do próprio professor de educação física escolar quanto à avaliação motora como uma ferramenta pedagógica importante no âmbito escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento; Avaliação; Avaliação Motora; Educação Física Escolar.
ISSN
2238-1279
Autor
Geraldo Magela Rodrigues da Silva Júnior; Universidade Estacio de Sá | Fernando Petrocelli de Azeredo; Universidade Estácio de Sá | Rossana de Vasconcelos Pugliese Vito; Laboratório de Estudos da Criança | Leonardo Chrysostomo dos Santos; Universidade Estácio de Sá | Renato de Vasconcelos Farjalla; Universidade Estácio de Sá
Data
5 de julho de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 44 (2019); 342-368
Tipo
Avaliado por Pares