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Biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: possibilidades e desafios
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Metadados
Descrição
Este trabalho apresenta os resultados de uma das fases da pesquisa realizada no período de 2014/2016, vinculado ao PIBIC/UNIR/CNPq em duas escolas da rede municipal de Porto Velho (RO). Teve como objetivo investigar como se efetiva a articulação da biblioteca escolar à sala de aula e entender como aquela se estrutura a partir de uma cultura colaborativa nas duas instituições. As escolas do Ensino Fundamental foram selecionadas a partir do seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), uma com um índice elevado e outra com baixo desempenho, e que contemplassem a existência da biblioteca escolar. Esperava-se com a pesquisa compreender em que medida as propostas de melhoria da articulação sugerida entre biblioteca escolar e sala de aula de fato estavam sendo implementadas; se havia a existência de um trabalho colaborativo, mesmo que incipiente, garantindo o envolvimento da comunidade escolar na estruturação de vínculos definidos entre biblioteca escolar e sala de aula; de que forma este trabalho colaborativo, se e onde existia, foi suficiente para assegurar um ensino-aprendizagem de qualidade; e qual o efeito deste trabalho para os índices do IDEB nas duas escolas pesquisadas. A coleta dos dados foi realizada por meio da observação direta nas escolas, por entrevistas e questionários. Os resultados salientam que o trabalho colaborativo e a articulação entre biblioteca escolar e sala de aula contribuem para um ensino e aprendizado de qualidade e foram suficientes para garantir um índice elevado no IDEB em uma das escolas pesquisadas.
Palavras-chave: Bibliotecas escolares; Trabalho colaborativo; Sala de aula.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Autor
Jussara Santos Pimenta; Universidade Federal de Rondônia
Data
3 de outubro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 45 (2019); 100-126
Tipo
Avaliado por Pares