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Expressividade, cultura digital e educação – considerações a partir do aplicativo Dubsmash
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Metadados
Descrição
O artigo objetiva discutir limites/restrições e/ou possibilidades/potencialidades das práticas midiáticas para a configuração de processos educativos em contexto de cultura digital. São focalizados repertórios de áudio e imagem do aplicativo Dubsmash, nos aspectos de expressividade e imaginário social, para relacionar mídia digital, cultura e educação, sob aportes da Filosofia, Comunicação, Educação e Fonoaudiologia. Nas práticas sociais Dubsmash, a linguagem e a expressão apelam para elementos culturais populares (grotesco, carnavalização, riso e espetacularização) e o imaginário social emerge em discursos que reforçam modelos, estigmas e preconceitos com questões de gênero, infância, escolarização, professor e trabalho docente. O estudo conclui que as práticas sociais Dubsmash configuram um espaço público de polifonia e expressão da cultura popular e do imaginário social da contemporaneidade, com contribuições paradoxais para a Educação. Contudo, a despeito desses limites/restrições, elas também oferecem possibilidades em potencializar processos educacionais que envolvem linguagem, corporeidade e expressividade na Educação Básica e Superior.
Palavras-Chave: Educação. Expressividade. Cultura Digital.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES PNPD
Autor
Regina Zanella Penteado; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) | Márcia Reami Pechula; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro).
Data
3 de outubro de 2019
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 45 (2019); 412-439
Tipo
Avaliado por Pares