-
Representações de infâncias em Manoel de Barros: o exercício de ser menino
- Voltar
Metadados
Descrição
Temos como objetivo compor uma representação sobre as crianças, suas percepções, angústias, linguajar, mesclados com as descobertas e o devir infantil. Utilizaremos as memórias inventadas do poeta Manoel de Barros e, como pressupostos metodológicos, os autores da sociologia da infância e as teorias eliasianas para pensar essa criança como um ser em formação, dependente e partícipe de uma complexa teia de relações. Como resultados, depreendemos que os meninos deste poeta transitam entre nacionalidades, etnias, raças independentemente de rótulos, títulos ou denominações, compondo as infâncias complexas, elaboradas por pulsões e emoções imputadas por uma civilidade adulta.
Palavras-chave: Memórias. Crianças. Civilidade.
ISSN
2238-1279
Autor
Nubea Rodrigues Xavier; Universidade Federal da Grande Dourados | Magda Sarat; Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD
Data
12 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 46 (2019); 466-485
Tipo
Avaliado por Pares