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Políticas públicas como espaço disciplinar: contribuições da pós-graduação em educação da região Nordeste do Brasil
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Metadados
Descrição
O estudo problematiza a política científica brasileira e sua relação com a expansão e consolidação da Pós-graduação em Educação (PGE) no Brasil e seus nexos com a evolução dos cursos no Nordeste. Nessa direção, analisa a presença dos estudos em políticas educacionais e perquire as linhas de pesquisas (LP), as temáticas centrais, o perfil docente, as articulações interinstitucionais, procurando iluminar o legado desses cursos e os desafios que se apresentam para sua ampliação, com vista à superação das assimetrias regionais e intra-regionais, assim como suas contribuições para a constituição do campo de políticas educacionais. O estudo teve como inspiração o conceito de campo de Bourdieu e foi conduzido sob os preceitos da análise de conteúdo qualitativa. Os dados empíricos apresentados foram obtidos por meio dos sites dos PGE e das Plataformas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), especialmente Lattes e Grupos de Pesquisa. Dentre as conclusões, demonstra que a interiorização da pós-graduação em educação ainda não se apresenta como um objetivo estratégico em ação e que a fragmentação organizacional das comunidades científicas ainda se faz sentir, mas há sinais de construção de relações orgânicas com os objetos em políticas educacionais, sobretudo nos cursos mais antigos e naqueles em que a articulação interinstitucional é uma prática corrente. A tarefa de construção de uma ciência, simultaneamente, auto-exigente e implicada com sua noção de construção coletiva é parte dos desafios postos à consolidação do campo.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Autor
Antonia Almeida Silva; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Data
12 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 46 (2019); 86-110