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Editorial
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Metadados
Descrição
Este número extra expressa uma decisão editorial: publicar materiais relevantes a respeito de questões conceituais ou teóricas que não encontram guarida nas editoras comerciais e eventualmente não foram contemplados com auxílio de alguma agência de fomento de pesquisas. Esse é exatamente o caso desta publicação. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) aprovou no mérito, mas não considerou prioritário o seu financiamento. Agradecemos a FAPERJ, compreendendo suas razões para não colocar esta publicação dentre as que receberam apoio no edital de 2007. Também agradecemos à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá por ter liberado recursos extraordinários para esta publicação.
Na Apresentação, o Professor Pedro Pagni, da UNESP-Marília, assinala as características dos trabalhos apresentados e debatidos no Seminário Internacional Educação e Filosofia — Perspectivas Contemporâneas da Filosofia da Educação, realizado em Marília (São Paulo). O tema central do Seminário foi o estatuto da disciplina Filosofia da Educação. Tanto em nosso país como no exterior, particularmente na Europa e Estados Unidos, a Filosofia da Educação passa por forte revisão tanto de seu ensino nos cursos de formação de professores e pesquisadores da Educação, quanto no diálogo franco entre correntes, o que não foi comum durante décadas. Com isso, as discussões tendem a tomar as Ciências da Educação como assunto comum, procurando pôr em cena os problemas próprios da ação educativa, o que o leitor verificará.
Por fim, esse número extra de Educação & Cultura Contemporânea é uma das expressões materiais de um profícuo intercâmbio entre colegas brasileiros e estrangeiros, do qual temos a honra de participar.
Esperamos que este número torne-se uma fonte valiosa para o esclarecimento do lugar da Filosofia da Educação na formação de professores e pesquisadores em Educação, bem como de novos e proveitosos trabalhos. Cabe informar ainda que o número 11 de nossa Revista será temático, tendo como foco Representações Sociais e Educação.
ISSN
2238-1279
Autor
Tarso Mazzotti
Data
25 de junho de 2008
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 5, No 9 (2008); 7-7