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Formação de professores para o ensino superior: docência na contemporaneidade
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Metadados
Descrição
Este artigo fala sobre os desafios do trabalho docente no ensino superior e sobre as práticas docentes necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento no ambiente da instituição de ensino superior na atualidade. Aqui são mostrados os desafios perante os alunos de hoje devido às suas mudanças de comportamentos, de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem formal. Questões como: O que é ensinar? E o que é aprender nos dias atuais? Quais estratégias de ensinagem são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos, quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente, como está o ensino superior na atualidade, quem são os alunos ingressantes no ensino superior e o que buscam e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino superior na Era da Informação, estão presentes neste artigo. O desenvolvimento de capacidades e habilidades de pensar e aprender estruturados dentro de um ambiente adequado é necessário para promover mudanças e inovações, levando a uma melhoria significativa dentro de sala de aula. Os cursos de ensino superior devem dar o suporte para os novos profissionais e cidadãos. Somente com a prática e desenvolvimento da atividade intelectual realizada de forma concreta e participativa tem-se a formação do ser integral. A metodologia do ensino superior deve levar o estudante a entender os mecanismos que levam ao aprendizado de forma consciente e independente.
Palavras-chave: Atuação docente. Educação superior. Modernidade. Profissão docente.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
FCU - Florida Christian University / EUA.
Autor
Ricardo Santos David; FCU - Florida Christian University / EUA.
Data
31 de janeiro de 2020
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 47 (2020)
Tipo
Avaliado por Pares