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PSICOLOGIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE ATITUDINAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO NARRATIVA
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Metadados
Descrição
Neste trabalho, problematizou-se a noção de acessibilidade atitudinal, tema muitas vezes naturalizado nos debates sobre acessibilidade e que vem despertando maior interesse dentro das universidades. Através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a acessibilidade atitudinal é um dos conteúdos transversais previstos em lei a serem incorporados nos currículos dos cursos de graduação. Dentro do âmbito da Psicologia Escolar, especificamente no Ensino Superior, quando falamos em acessibilidade atitudinal trazemos à tona, também, o modo como os cursos se relacionam com seus acadêmicos. Tendo como base o debate sobre inclusão e acessibilidade, bem como a importância desse tema no contexto universitário, esse artigo tem como objetivo apresentar uma revisão narrativa acerca do tema estudado. A revisão narrativa é considerada um tipo de revisão ampla apropriada para discutir o desenvolvimento de um determinado campo ou assunto, sob um ponto de vista teórico ou conceitual. O processo de coleta do material ocorreu de forma não sistemática, sem período de tempo determinado. Dentre as bases de dados pesquisadas, destacam-se: Scielo, Lilacs e Psycinfo. O corpus documental foi complementado com outros materiais, como livros, capítulos de livros e documentos do Ministério da Educação. Estes materiais foram lidos na íntegra, categorizados e analisados, resultando em três categorias centrais de análise, assim intituladas: psicologia escolar no ensino superior; a política de educação inclusiva; e acessibilidade atitudinal.
ISSN
2238-1279
Autor
Milena Maceda; Universidade de Santa Cruz do Sul | Moises Romanini; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Data
31 de janeiro de 2020
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 47 (2020)
Tipo
Avaliado por Pares