-
Educação em região de fronteira amazônica: representações sociais do trabalho docente na diversidade cultural
- Voltar
Metadados
Descrição
A dificuldade que os professores oriundos do meio urbano encontram para se identificar com a diversidade cultural é algo ainda presente em escolas de fronteira da Amazônia. No cenário multicultural da região, além dos povos indígenas, existem as comunidades quilombolas, além de outras etnias ribeirinhas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as representações sociais do trabalho docente por professores de educação básica, inseridos no contexto de diversidade de fronteira na região de Macapá/Oiapoque. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com 21 professores de diferentes etnias e posteriormente analisados sob a luz do Modelo da Estratégia Argumentativa articulado à Teoria das Representações Sociais. Os resultados sugerem um sentimento de desalento quanto às condições de trabalho e a predominância de uma pedagogia excessivamente tradicional, desvalorizadora de aspectos culturais fundamentais à constituição da identidade desses povos, ainda que sobressaia, ao mesmo tempo, um sentimento de luta por sua identidade.
Palavras-chave: Educação em regiões de fronteira. Trabalho docente. Representações sociais. Modelo da Estratégia Argumentativa. Multiculturalidade.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Governo do Estado do Amapá
Autor
Carlos Rodrigues de Moraes Neto; Museu Nacional - UFRJ | Monica Rabello de Castro; UERJ | Rosy Anne Miranda Soares; SEED – Governo do Estado do Amapá | Janete Bolite Frant; UFRJ
Data
30 de abril de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 48 (2020); 299-324