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Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia
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Metadados
Descrição
O texto reflete sobre as práticas educativas da pajelança em uma ilha da Amazônia, Colares/PA, ao tomar como base as narrativas do sujeito mediador dessas práticas, o pajé, sua trajetória de vida e os saberes circulados no interior do terreiro. Resulta de uma pesquisa etnográfica pautada na metodologia da história oral, por meio da observação em campo e de entrevistas semiestruturadas. Do ponto de vista teórico, inspira-se nos pressupostos da história cultural em diálogo com a decolonialidade, ao pensar essa história de sujeitos e seus saberes até então subalternizados pela ciência moderna ocidental. Apontamos para uma pedagogia cultural no terreiro fincada na ancestralidade e nas relações cotidianas, que compreendem espaços diversos de aprendizagem, para além da escola, como as matas e fundos de rios, bem como para sujeitos não humanos de educação, a exemplo dos seres encantados.
Palavras-chave: Pajelança. Resistência. Práticas Educativas. Saberes Ancestrais. Pedagogia Decolonial.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Autor
Thaís Tavares Nogueira; Universidade do Estado do Pará | Maria Betânia Barbosa Albuquerque; Universidade do Estado do Pará
Data
30 de abril de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 48 (2020); 258-277