-
Sobre devires… O devir-criança agenciando docências em territórios crianceiros transculturais
- Voltar
Metadados
Descrição
Objetiva potencializar as forças dos devires minoritários, sobretudo o devir-criança que agencia docências em territórios crianceiros transculturais pelas experimentações inventivas com as crianças. Além disso, por meio do método cartográfico, analisa linhas de vidas que se afirmam pelos seus fluxos ingovernáveis, que driblam formas-mundo adultocêntricas e criam cenários que fabulam experiências e invencionices, por meio do encontro-acontecimento com um bicho-pau. Essa experimentação cartográfica foi realizada num Centro de Educação Infantil, na cidade da Serra/ES e compõe uma tese de doutorado. Discute, na esteira das filosofias da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, as processualidades do devir-criança na docência que faz romper e transbordar afetos ao encontro dos corpos coletivos que se colocam em relação a esses espaços-tempos. Conclui que a docência como inscrição de si e de mundo na composição com as experimentações crianceiras produz currículos mais inventivos e afirma uma vida para além daquela postulada por um ensino dogmático que pretende escolarizar a vida nos territórios crianceiros.
Palavras-chave: Devir. Devir-criança. Docência. Territórios crianceiros transculturais.
ISSN
2238-1279
Autor
Juliana Paoliello; Universidade Federal do Espírito Santo | Nilcéa Elias Rodrigues Moreira; Universidade Federal do Espírito Santo | Janete Magalhães Carvalho; Universidade Federal do Espírito Santo
Data
13 de julho de 2021
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 18, No 54 (2021); 460-477