Descrição
O fazer político de uma população está diretamente relacionado ao contexto no qual a política está inserida e as suas definições. Neste trabalho, conceituamos e refletimos sobre políticas - como chamaremos o conjunto que inclui política, o fazer político, organização de classe, representação de classe e políticas públicas - para discutir questões da profissão de Musicoterapia. Esta pesquisa surge por um sentimento de falta de pesquisas sobre essas questões, e tem como objetivo avaliar como musicoterapeutas e estudantes de Musicoterapia se relacionam com política e classe. Para isso, o presente trabalho utiliza de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com 10 estudantes e profissionais de Musicoterapia, gravadas em áudio, transcritas e analisadas individualmente, fundamentando-se na pesquisa qualitativa. As análises foram realizadas com uma divisão pelos temas: (a) Política; (b) Organização e Discussão de Classe e Política em Musicoterapia; (c) Políticas Públicas e Musicoterapia; (d) Regulamentação da Musicoterapia; (e) Órgãos de representação de Classe em Musicoterapia. As respostas são discutidas sob a ótica dos conceitos de políticas que fundamentam o trabalho e, ao longo das análises, foi observado pouco conhecimento sobre os temas citados e pouco diálogo entre a classe. Isso demonstrou que a Musicoterapia ainda tem um longo caminho político no que diz respeito a temas sobre a profissão, necessitando de mais estudos nessa área.