-
Avaliação de impacto de políticas públicas: o estudo de caso do PIBIC/ICMBio no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
A avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil.
ISSN
1414-4077
Autor
Tozato, Heloisa de Camargo | Bezerra, Fernanda de Araújo | Martins, Elizabeth Maria Maia de Albuquerque | Bacellar, Ana Elisa de Faria | Salzo, Ivan | Jorge, Rodrigo Silva Pinto | Ribeiro, Katia Torres
Data
18 de novembro de 2020
Formato
Identificador
http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/4112 | 10.1590/S1414-40772020000300009
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 25 n. 3 (2020) | 1982-5765 | 1414-4077
Assuntos
Iniciação científica | Formação socioambiental | Análise de evidências
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por Pares